segunda-feira, 20 de junho de 2011

Caixa destina dinheiro a projetos de sustentabilidade na Caatinga

De acordo com o presidente do banco, o fundo já financiou outros projetos como de recuperação de nascentes e de gestão de resíduos de construção

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, assinaram nesta quinta-feira (09/06) o termo de adesão do banco à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Essa agenda é um programa do ministério que tem o objetivo de implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais das instituições públicas. 
 

Hereda anunciou a chamada pública de projetos com uso de recursos do Fundo Socioambiental da Caixa. Segundo Hereda, serão R$ 6 milhões para projetos de uso sustentável da Caatinga. De acordo com o presidente da Caixa, o fundo já financiou outros projetos como de recuperação de nascentes e de gestão de resíduos de construção e demolição. Os recursos do fundo vêm do orçamento da Caixa, correspondente a 2% do lucro líquido do banco e de doações.

Hereda destacou que “há uma carga muito grande de investimentos nas cidades” em habitação, mas é preciso intervir nas cidades, sem gerar problemas ambientais urbanos.

A ministra do Meio Ambiente lembrou que cerca de 85% dos brasileiros vivem em cidades. Por isso, é preciso estimular a construção sustentável, o que gera economia e condições para que as pessoas morem. “A questão ambiental é basicamente isso: mudança de comportamento”, destacou Izabella Teixeira.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Comunião avalia manifestação na COELBA em Juazeiro

Ontem, 8 de Junho, a Comunião de Agricultores e Pecuaristas do Município de Curaçá fez, na Escola Modelo, a avaliação do da Manifestação feita pelo Grupo na COELBA, em prol do "Luz para Todos", no início do mês.

A partir das 19h30, representantes das associações de Curral Velho, Icó, Maxixe, Poço da Caatingueira, Varjota e Serrotinho, além de membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Instituto da Pequena Agricultura Apropriada - IRPAA analisaram todo o processo da Manifestação desde a organização até a elaboração de um documento demandante à COELBA.
A Avaliação foi aberta/verbal
Os presentes dividiram os itens em dois blocos avaliativos: pontos positivos e pontos a melhorar. O resultado será impresso e entregue a cada diretor de associação para que ele transmita a todos sócios nas assembleias. O documento terá os seguintes dados:


Pontos Positivos

a) O grupo foi bem recebido pelo Diretor da COELBA;  
b) Ótimo aendimento e aceitação do gerente da COELBA nos objetivos da Mobilização: apoio da COELBA no Comitê e solicitações de acompanhamento de Projetos (Luz para Todos);
c) Conseguiu atingir a quantidade de participantes na mobilização;
d) Teve forte apoio das entidades, especialmente do Sindicato Rural;
e) Deu visibilidade à Manifestação com Divulgação em BLOGs e na Rádio Curaçá FM;
f)  Houve exemplar organização durante todo o processo e demonstração de força, união e disciplina grupal;
g) Foi preciso ter a primeira Experiência de manifestação;
h) Já teve respostas da COELBA e FETAG a partir das mobilizações.

      Pontos a melhorar

a) Antes do Evento – carência de contato e sintonia entre as Comissões;  
b) Faltou aplicar o planejamento na Comunicação integralmente;
c) Algumas pessoas faltaram, inclusive representantes de Comissões e de Associações e faltou o porte de documentos (da Associação), que ocasionou pendências para elaboração da solicitação à COELBA;
d) Mais associações poderiam participar para fortalecer a Comunião.


Associação da Varjota garante e reforça presença na Comunião
Após a Avaliação, foram dados os passos finais para elaboração da solicitação de acompanhamento da COELBA nos projetos do "Luz para Todos em Curaçá", além do apoio ao Movimento lá no Comitê Gestor do Programa na Capital. Também foi marcada uma reunião (primeira quarta-feira após Festa dos Vaqueiros) para escolha da Comissão que irá coordenar os passos da Comunião até a fundação da Cooperativa, objetivo principal deste Movimento.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mais conquistas do "Todos pela Luz para Todos" em Curaçá

O Movimento "Todos pela Luz para Todos" é formado por agricultores e pecuaristas de Curaçá, organizados em associações e agora na Comunião Curaçá. Um dos objetivos do Movimento é lutar pela ampliação do Programa "Luz para Todos" no Município e também estar buscando informações junto ao Comitê Gestor sobre os projetos, visando divulgar aos produtores rurais.

A FETAG, assim como a COELBA, são parceiros da Comunião de Agropecuaristas de Curaçá. Entre estas entidades foi estabelecido um acordo de informação mútua. Atendendo a este acordo, ontem, Anselmo Vital da FETAG, relacionou outras comunidades com projetos aprovados no Programa "Luz para Todos". 

"Segue a relação de comunidades beneficiadas no Município de Curaçá, aprovadas pelo Comitê Gestor do Programa Luz para Todos, e quero lembrar que foram encaminhadas as demandas indicadas pelo Movimento na Audiência Pública, realizada  na Câmara de Vereadores, a exemplo da unificação do projeto do Jaquinicó, Barra do Brejo e adjacência que foi refeito e baixou muito o custo por família. Este projeto e outros se encontram para análise no Comitê Gestor", diz Anselmo.

Abaixo, veremos a tabela com as comunidades que tiveram projetos já aprovados (clique na tabela para ver melhor):
Informações de Anselmo Vital - FETAG

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Comunião faz manifestação pelo "Luz para Todos" na COELBA

Manifestantes tomaram o prédio da COELBA
Hoje, das 9h até às 11h30, 42 agropecuaristas da Comunião Curaçá realizaram uma manifestação pacífica no prédio da COELBA em Juazeiro. Conforme Ailson Lucas, presidente da Associação de Bangue e Coordenador da Comunião, o objetivo era conseguir o apoio da COELBA junto ao Comitê Gestor do Programa "Luz para Todos" em Curaçá. "Nós solicitamos o comprometimento da COELBA no atendimento às nossas demandas. Nós representamos as associações de Banguê, Melancia, Curral Velho, Macambira, Icó, Serrotim, Maxixe, Jaquinicó e Poço da Caatingueira; aqui são mais de nove comunidades onde residem mais de mil habitantes. Não dá para ficar esperando sentado e os projetos de energia só no papel, por isso fizemos este manifesto", resumiu Lucas.
Os manifestantes fixaram faixas com mensagens do Movimento
Os agropecuaristas tomaram o prédio da COELBA e impediram o atendimento ao público por uma hora. Uma comissão de sete representantes foi chamada para se reunir com o diretor da COELBA, Jezer Pacheco. Participaram dela: Edimar (Poço da Caatingueira), Aurindo (Jaquinicó), Fernando (Curral Velho), Gilmar (Serrotim) e Lucas (Banguê); além de Maurízio (Comissão de Comunicação da Comunião) e Sivaldo (Comissão de Logística da Comunião).
Jezer confirmou apoio da COELBA e tirou dúvidas
Ao fim, ficou acertado o apoio da COELBA, mas Pacheco solicitou um documento formal em que devem estar explicitadas as demandas, especificações de pedidos e realidades de cada comunidade e den.tre outras  coisas. A Comunião já está preparando o documento, o qual irá constar também os dados de cada associação comunitária e assinatura de cada presidente. Após isso, será entregue ao diretor da COELBA, o qual já se comprometeu a entregá-lo ao Departamento da Companhia que cuida do Programa Luz para Todos em Salvador, e acompanhar as ações do Comitê, repassando as informações à Comunião Curaçá por telefone ou e-mail.
 
A avaliação da Manifestação será feita na próxima reunião da Comunião, a qual deverá acontecer na próxima quarta-feira, dia 8/6/2011. Após a manifestação, o Grupo também participou da Reunião do Bioma Caatinga no prédio da CODEVASF. Ao fim, retornou para Curaçá. O Movimento contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá.

Loja Coisas do Sertão é inaugurada

Fachada da Loja na Rua Capim Grosso
No dia 30 de maio, desde às 8h, começou a Cerimônia de Inauguração da Loja 'Coisas do Sertão', do barro-vermelhense Adilson Nunes Souza. Adilson é proprietário da Barraca que leva o mesmo nome da Loja, e que´continuará atendendo em Curaçá nos dias de feira. Já a Loja, estará aberta de segunda a sábado, das 8h às 17h. "Agora vai facilitar a disponibilidade dos produtos para o homem do campo e também o crédito para compra", justificou Adilson a respeito da Loja, a qual funcionará na Praça José Félix Filho (Viveiros 1), Rua Capim Grosso, Centro de Curaçá.

Adilson atendendo os clientes dentro da Loja
A Cerimônia contou, o dia todo, com aboios e poesias de vários artistas, entre eles: Fernando Aboiador, de Petrolina, Otávio Santana, de Curaçá e Zezinho Abaiador, também de Curaçá.
Da esquerda para direita: Zezinho, Fernando e Otávio (aboiando)
Participaram da Inauguração: muitos pecuaristas e agricultores de Curaçá; membros de entidades ruralistas como Dodó do IRPAA/Mata Branca; também o prefeito Salvador Lopes e os vereadores Januário, Pedro Oliveira, Valberto e Flamber.