sábado, 30 de julho de 2011

Projeto Semeando Renda é desenvolvido em Curaçá


O projeto SEMEANDO RENDA está desenvolvendo ações de inclusão
sócio-produtiva, com o fortalecimento da economia dos pequenos produtores 
familiares do semiárido baiano, cadastrados no Programa Bolsa Família. Este 
Projeto é uma parceria do Governo do Estado da Bahia com o Instituto 
Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido (IDESA). Visa beneficiar 
1.350 famílias, diretamente, em 48 comunidades rurais de 09 municípios do 
norte baiano nos segmentos de caprinocultura de leite e fruticultura. 


O intuito é contribuir na capacidade produtiva e de gestão, viabilizando a 
transição de pessoas/famílias e grupos em situações de vulnerabilidade e risco
 para situação de autonomia, garantindo acesso as condições mínimas de 
sobrevivência e elevação do padrão de qualidade de vida. Após 12 meses de 
trabalho de campo a segunda etapa do projeto SEMEANDO RENDA começa 
a ser desenvolvida em Curaçá.
Foto: Wellington França
Durante esta etapa do projeto estão sendo realizadas em Curaçá e Monte Santo,
 diversas atividades estruturantes de Implantação das Unidades Produtivas de Leite 
“UPL” tais como: Construção de adutoras, Construção de Cerca para os bancos 
de forragens para caprinos, Limpeza e preparo de solo das áreas que serão cultivadas
 e implantação de sistema de Irrigação por gotejamento adaptado para a realidade de
 cada uma das 35 comunidades beneficiadas com o seguimento da caprinocultura 
leiteira, sendo 15 no município de Curaçá e 20 em Monte Santo. Também estão sendo
 realizadas atividades de capacitação dos produtores e continuidade dos trabalhos de
 ATER. As execuções das atividades estão a cargo do IDESA, das Associações locais
 e pelas famílias beneficiadas, o que facilitou a viabilização da execução do Projeto.
Fonte: Ascom IDESA 

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Empossada diretoria da ACCOSSF

A Diretoria da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco - ACCOSSF foi oficialmente empossada, ontem, quinta-feira, 27, no Restaurante Cais do Porto, em Juazeiro,

O Evento contou com a presença do Secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles; do prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, Prefeito de Curaçá, Salvador Lopes; dentre outras autoridades e convidados. O Secretário Eduardo Salles, destacou durante sua fala a importância do associativismo e prometeu todos os esforços no sentido de apoiar a iniciativa dos criadores locais.
A Diretoria tem a seguinte composição:

Presidente - JUVENCIO COELHO LUSTOSA
Vice-presidente - MARCOS ROGÉRIO CIPRIANO
Primeiro-secretário - GILBERTO GONÇALVES BONFIM 
Segundo-secretário - JOSÉ WILSON CHAVES 
Primeiro-tesoureiro - JOÃO DA SILVA DUARTE 
Segundo-tesoureiro - JOSÉ VIEIRA DE BARROS 
Diretor Técnico - SERGIO LIMA SILVA 
Diretor de Eventos - ADILSON MOURA DE OLIVEIRA 
Conselho Fiscal - Titulares UATANI LAERCIO FELIX VIEIRA FILHO 
JOÃO ROBERTO DOS RAMOS 
JIVALDO DIAS DE SOUZA 
Conselho Fiscal - Suplentes JOSÉ INALDO DO NASCIMENTO 
JOSELITO EVANGELISTA DA SILVA
Informações da Nativa Comunicação: http://www.accossf.com.br


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dilma confirma presença na Fenagri

Foto disponível em: http://espacoescolar.com.br

A presidenta Dilma Rousseff deve participar, no dia 29 de julho deste ano, da Feira da Agricultura Irrigada - Fenagri 2011, na cidade baiana de Juazeiro. A informação foi prestada na segunda-feira, 13, pelo prefeito Isaac Carvalho, na solenidade de lançamento do evento, na Fundação Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, após  de receber confirmação da Assessoria da Presidência da República.

A Fenagri 2011 será realizada de 27 a 30 de julho nos campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, e da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, em Juazeiro-BA. A Feira é organizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro e Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, tendo apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ.

Informações de Natanael Luis Araujo

Fenagri 2011 aborda nova técnica na caprinocultura

Criadores de caprinos de toda a região terão oportunidade de conhecer uma técnica inovadora na área da caprinocultura, na edição deste ano da Fenagri. Na tarde do próximo dia 29, a partir das 14h, a Univasf Juazeiro-BA receberá a palestra “Pastoreio Rotacionado com Cabras: A experiência do Capril Capritec”, ministrada pelo caprinocultor, doutor em zootecnia, o engenheiro agrônomo, Silvio Doria de Almeida, diretor técnico da Capritec (empresa especializada da área).

Segundo os pesquisadores da Capritec, o pastoreio rotacionado é uma técnica que consiste na subdivisão da pastagem através de piquetes. Os animais são pastejados em sequência de um ou mais lotes, evitando a degradação das pastagens, com indicação para altas taxas de lotação de animais por hectare. Por meio desta técnica, os animais se mantêm bem nutridos o ano inteiro.

O coordenador da Fenagri 2011 e Secretário de Planejamento de Juazeiro-BA, Carlos Neiva, enfatiza que a edição deste ano da Fenagri tem como meta abrir espaço para experiências de sucesso como a usada pela Capritec, empresa com sede em Espírito Santo do Pinhal-SP, que atua desde 1997 com serviços de palestras, cursos, assistência técnica e consultoria sobre a criação de caprinos.

As inscrições para a palestras estão sendo realizadas através do site: www.fenagri2011.com ou pelo telefone (74) 3061 4210. Os cadastros são gratuitos, mas as vagas são limitadas. A Fenagri é considerada a maior feira da fruticultura irrigada da América Latina e acontece este ano entre os dias 27 e 30 de julho.

Informações do blog de Alvinho Patriota, por Chico Gomes

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Empossada a Nova Diretoria do STR

A posse da Nova Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá – STR aconteceu hoje, às 11h, na sede da Sociedade dos Vaqueiros de Curaçá, logo após a leitura do Termo de Posse, feita pela advogada da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia – FETAG, Thaís Elislaglei, a qual presidiu a Junta Governativa que estava gerenciando o STR durante parte do Processo Eleitoral, o qual começou julho do ano passado e teve algumas intervenções da Justiça, as quais terminaram atrasando muito a eleição, ocorrida no último dia 10 (domingo passado).

“Foi um processo eleitoral conturbado, mas eu vim como o compromisso da FETAG em organizá-lo, evitando mais ações na Justiça. Proponho à Nova Diretoria que se faça uma reforma no Estatuto, pois muitas brechas dele favoreceram estes problemas no processo eleitoral”, frisou a advogada.
Thaís falou dos desafios da Nova Diretoria
Estavam presentes no Evento muitos trabalhadores rurais de Curaçá, além de alguns vereadores, representantes sindicais de Município e também de Juazeiro. À mesa, além dos recém empossados, sentaram e fizeram uso da palavra: os vereadores César Mendonça e Theodomiro Mendes, Iracema Martins, diretora da APLB Local, Rogério Bahia, advogado do STR, o produtor rural Carlinhos Brandão, o ambientalista Seo Waldemar da Ilha Redonda e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro.

Após o discurso da presidenta eleita do STR, o Evento foi findado com um coffee-breack servido a todos os presentes, os quais viram a assinatura de todos os membros da Nova Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato, que ficou com a seguinte composição:

Walek Sandra Oliveira da Silva – Presidenta
Sivaldo Manoel da Silva – Secretário
Reinalda Batista de Almeida – Tesoureira

Suplentes da Diretoria Executiva: Josivaldo Batista de Almeida, Marineuza do Nascimento e Luzineves Varjão dos Santos.

Conselho Fiscal Titular: Jackson Aquino Freire, Elizangela Pereira Dias e Edneuza Flor de Barros. Suplentes: João Barbosa dos Santos, Barnabé Oliveira de Araújo e Simonia Souza Marques.
Sandra faz seu primeiro discurso como presidenta
O mandato dos empossados é de quatro anos e o maior desafio, segundo a recém-empossada presidenta do Sindicato, “é recuperar a credibilidade da Instituição junto a seus sócios e dar maior atenção às bases”, resumiu Sandra.

Por Maurízio Bim
Revista Cura’Saae e Blog: asscurralvelho.blogspot.com   

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Profissão de vaqueiro em regulamentação

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania - CCJ aprovou nesta quarta-feira a proposta que regulamenta a profissão de vaqueiro. Pelo texto, considera-se vaqueiro o profissional que trata, faz o manejo e a condução de bovinos, bubalinos, equinos, muares, caprinos e ovinos. Agora, a proposta seguirá para o Senado.

Vaqueiro curaçaense. Foto: Adenor Gondim
http://sandrodosertao.blogspot.com
O relator, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), recomendou a aprovação do Projeto de Lei 2123/07, dos ex-deputados Edigar Mão Branca e Edson Duarte, na forma do substitutivo acatado anteriormente pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. O substitutivo reúne o conteúdo do PL 2123/07 e o do PL 2437/07, da deputada Ana Arraes (PSB-PE), que trata do mesmo assunto e tramita em conjunto.

O texto aprovado prevê, entre as atribuições do vaqueiro, a alimentação dos animais sob seus cuidados, a realização de ordenha e a preparação de animais para eventos culturais e esportivos. Ainda que a contratação dos serviços de vaqueiro é de responsabilidade do administrador do estabelecimento agropecuário. O substitutivo retirou do texto original a obrigatoriedade de contratação sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por outro lado, o contrato de prestação de serviços preverá obrigatoriamente seguro de vida e de acidentes em favor do vaqueiro.

Mais informações no sitehttp://www2.camara.gov.br/agencia/noticias

segunda-feira, 11 de julho de 2011

STR tem nova Diretoria

Ontem, dia 10 de julho, domingo, aconteceu a eleição para preenchimento dos cargos da Diretoria executiva e Conselho Fiscal do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá – STR. Duas chapas disputaram a decisão de 861 votantes que compareceram nas nove urnas distribuídas por todo o Município. 12 votos foram anulados e 14 e estavam em branco. A Chapa 1 venceu a eleição com 489 votos. A apuração começou após às dezessete horas, após o período eleitoral. Terminou às duas horas da madrugada de 11 de julho.

A Chapa 2, encabeçada por Odailson Oliveira, teve 346 votos. Odailson, agropecuarista de Barro Vermelho, falou que não se sentiu derrotado e que continuará na oposição ao grupo vencedor:

“Vou rever as pessoas que estão em nosso grupo, ver quem pode somar e continuar a luta. Desejo que o grupo vencedor faça um bom trabalho”, acrescentou Odailson, candidato a presidência do STR na Chapa 2.

A Chapa 1, vencedora na eleição, teve como candidata à presidência  Waleksandra Oliveira. Ela revelou, com alegria, como seu grupo conseguiu vencer esta eleição:

“foi a ajuda de todos os meus colegas e a todos no Sindicato que acreditaram no meu trabalho e voluntariamente ajudaram. Agora é lutar para conquistar nossas bases, e fazer com que os sócios voltem a acreditar no Sindicato”, resumiu a nova presidenta do STR.
Sandra comemorou ainda de madrugada a vitória da Chapa 1
A eleição aconteceu dentro da legalidade, conforme observaram os advogados das duas chapas concorrentes, e foi acompanhada pelos fiscais das duas chapas. Regivon Cardoso, da Comissão Eleitoral, fez avaliação do processo eleitoral que começou em 2010.

“acho que foi tudo positivo,principalmente devido à participação que votantes que foi grande, mesmo com todos os problemas que aconteceram no processo, que começou ainda em agosto do ano passado”.

A posse dos novos eleitos deve acontecer no prazo de até 30 dias após a eleição, conforme o Estatuto do Sindicato. 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Eleição do STR

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá - STR pode conhecer sua nova diretoria  já no próximo domingo quando acontecerá a Eleição para preenchimento dos cargos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

Duas chapas disputam neste pleito: Chapa 1 e Chapa 2. O Processo Eleitoral começou em julho de 2010, porém vem sendo interrompido pela Justiça desde de setembro do ano passado e já houve até abdicação de uma Comissão Eleitoral. Contudo, a atual Comissão garante a realização do Pleito para o próximo domingo, dia 10 de julho, conforme nos revelou Paulo Matos, membro da Junta Governamental que administra o Sindicato. Como o mandato da direção anterior já havia expirado em novembro do ano passado, a gestão do STR está sendo feita por uma Junta Governamental, até que a Eleição e Posse aconteçam.
A votação é secreta e acontece na Sede Social, nas sub-sedes e demais pontos determinados no Edital de Convocação.

FENAGRI 2011

A 22ª edição da Feira Nacional de Agricultura acontece de 27 a 30 de julho em Juazeiro-BA sob o slogan 'Os Novos Tempos do Agronegócio'. Na Feira, se pretende destacar os recentes investimentos realizados no agronegócio em Juazeiro-BA e no Vale do São Francisco, apontando para os temas: comercialização, agroindústria, citricultura, valorização da agricultura familiar, agro e enoturismo, além de logística, transportes e ensino universitário.

Projetada numa área de 10 mil metros quadrados na Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, em Juazeiro-BA a FENAGRI 2011 apresenta uma programação vasta e diversificada para receber um público estimado em 50 mil pessoas que poderão participar de Rodada de Negócios, palestras, Minicursos e dos Seminários sobre a Agroindustrialização na Bahia e no Vale do São Francisco; Seminário Desenvolvimento Sustentável da Citricultura no Vale do São Francisco e Seminário Regional da Vitivinicultura.

A Feira é realizada pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com o Governo da Bahia e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ. Vale ressaltar que este Evento há tempos ajuda a consolidar o desenvolvimento regional pela promoção e troca de informações e experiências entre empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas, exportadores e importadores, fabricantes e revendedores. Tradicionalmente, a feira atrai a atenção de investidores nacionais e estrangeiros.

O Acesso à área de exposição é livre no horário das 17h às 22h. Mais informações, acesse:

Exposição em Senhor do Bonfim

O Sindicato Rural de Bonfim-BA convida todos para a 26ª Expobonfim. Veja convite e programação abaixo:

Informações cedidas pela ACCOSSF

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Vídeo Saga ao Tirano é Lançado

O vídeo-reportagem "Saga ao Tirano", do jornalista curaçaense Maurízio Bim, é exibido neste sábado, dia 2/7, na Praça José Félix Filho (Viveiros 1), dentro dos eventos da 58ª Festa dos Vaqueiros de Curaçá.

O filme documenta a ida da Comitiva de Vaqueiros de Curaçá até a Romaria do Tirano, na sua 16ª edição. Tem entrevistas, fotos, vídeos e áudios que marcaram esta Romaria em 2010.

O Vídeo é lançado com o patrocínio da Associação de Estudantes de Curaçá,do SAAE de Curaçá, da AVAPEC, do Sociedade dos Vaqueiros e da Loja e Barraca Coisas do Sertão.

A partir das 20h do sábado (2/7), todos os convidados prestigiarão a primeira exibição do filme.