segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cursos da ASSISTEC beneficiam produtores em Curaçá

20 comunidades já foram atendidas em todo o município 


A Empresa Assistência Técnica Agropecuária Especializada - ASSISTEC, sediada em Curaçá, vem realizando cursos no Município de Curaçá desde a data de 18/11/2011. Esses cursos são de promoção do Instituto de Desenvolvimento Social e Agropecuário do Semiárido Bahia - IDESA e estão dentro do Programa "Semeando Renda" do Governo do Estado da Bahia, com apoio do Governo Federal.

Os temas são voltados à produção agropecuária e desenvolvimento rural e são os seguintes: Manejo Sanitário, Manejo Reprodutivo, Manejo Nutricional, Produção de Forragem, Associativismo e Cooperativismo. Técnicos em agropecuárias, especialistas e veterinários vem ministrando os cursos em diversas comunidades, a saber: Agrovilas 1 e 2, Pedra Branca, Riacho Seco, Novo Horizonte, Primavera, Curral Velho, Ipoeira Dantas, Vitorino, Poço de Fora, São Bento, Patamuté, Salgado e Parentes.

Nesse fim de semana (26 e 27), as palestras continuaram. Conforme Estéfano Mota, co-proprietário da Assistec, esse ano, os trabalhos serão finalizados no próximo fim de semana, devido ao recesso que o Governo do Estado faz nos pagamentos. “Mas ano que vem iremos terminar todo o cronograma planejado", complementa Estéfano.

Cursos e prática no Jatobá (acima) e em Curral Velho (abaixo)
Fotos: Maurízio Bim
Uma avaliação geral dos primeiros trabalhos foi feita na noite do dia 27, domingo, no Auditório Dr. Djalma em Curaçá, inclusive com a presença do Prefeito Salvador Lopes, do Diretor Administrativo do IDESA, Péricles Santana e do Coordenador Técnico do “Semeando Renda” Wellington França. “O objetivo é fazermos um trabalho que não seja somente transmissão de conhecimentos, mas aplicação e comprometimento prático com a realidade do produtor”, falou Marcelo.

A mobilização dos agricultores ficou por conta dos Agentes Comunitários Rurais – ACRs, pessoas das localidades que apóiam o Programa. “Nós aprovamos os cursos porque a linguagem é simples e os instrutores tem trazido tecnologia para o trabalho. Já acompanhamos experimentos, cirurgias em animais e até ultrassonografia em cabras e de forma bem simples. Outra coisa importante é o foco: o produtor é visto nos cursos como empresário rural. Realmente está certo, pois hoje somos caçadores de animais e não criadores. Precisamos mudar essa cultura”, revelou Gilberto Alves, ACR da Fazenda Primavera. Outro produtor que aprovou os cursos foi Luiz Eduardo Monteiro, presidente da Associação do Curral Velho: “da maneira como os cursos estão sendo feitos o produtor aprende mais, pois os instrutores discutem os problemas reais do agropecuaristas e também ensina a sermos produtores de verdade e não sono nome”.

Da esquerda para direita: Luiz Eduardo, Péricles, Salvador e Gilberto
Foto: Maurízio Bim
Programa Semeando Renda deve transformar Curaçá em uma Bacia Leiteira, revelou Péricles Santana. “Houve dificuldades de trabalhar o Programa aqui devido o tamanho do Município, mas estamos tentando romper essa barreira e organizar o trabalhador em prol do desenvolvimento dele”.

Salvador Júnior, médico veterinário e instrutor do curso de manejo sanitário, avaliou bem a participação ampla e ativa dos produtores e afirmou: “Esse Programa não poderia sair, de forma alguma, sem a formação dos produtores, senão correria o risco de ser como outros que já foram extintos porque a tecnologia e investimentos vieram antes do conhecimento”. Júnior também elogiou a organização da ASSISTEC no que se refere ao atendimento aos instrutores e o planejamento de trabalhos nas comunidades.

Após os cursos do próximo fim de semana haverá um recesso e os trabalhos da ASSISTEC nesse cursos serão retomados em meados de janeiro de 2012.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ações de órgãos estaduais visam produção sustentável

Em conjunto, instituições governamentais, a exemplo da EBDA e Secretaria de Agricultura (SEAGRI), estão buscando alternativas pautadas na agroecologia e na preservação do bioma caatinga para melhorar a produção de forma sustentável.

Conforme alguns produtores mais organizados, já é possível diagnosticar um aumento na comercialização do excedente da produção, como é o exemplo do criador de caprinos, Pedro de Alcântara de Araújo (43), da Fazenda Icó, o qual aumentou seu faturamento em 40%, mudando, principalmente, o manejo dos animais e do solo.
O Engº Marcula, da EBDA, orienta Pedro e outros produtores no Icó
Foto: Terezinha Costa, Acervo EBDA

As entidades do ramo da produção agropecuária vem intensificando suas atividades na região de Curaçá. Dentre as ações estão: a implantação de dois silos para armazenamento de alimento para os animais nas comunidades das fazendas Icó e Volta; hortas comunitárias com sistema de irrigação com garrafas PET e produtos orgânicos; construção de barragens subterrâneas e uma unidade de pesquisa com sete variedades de bananas na comunidade de Curralinho, todas resistentes a Sigatoka Negra, doença que acomete a fruta.

Para Pedro Araújo, com as orientações técnicas dos técnicos da EBDA, foi possível armazenar alimentos para os caprinos e ovinos de forma mais efetiva e garantida, através da técnica de silagem e fenação. “Antes eu não armazenava por falta de conhecimento, depois que a EBDA me orientou consigo armazenar o  milho e o sorgo sem desperdícios, meus animais agora tem comida durante todo período  seco, quero armazenar também a palma, na forma de farelo. Com essas técnicas, eu consigo manter os bichos produzindo leite e carne mesmo em tempos ruins para o sertão” declarou o produtor.

Outra atividade que atingiu resultados afirmativos em Curaçá foi à utilização de hortas comunitárias com o sistema de irrigação que utiliza garrafas PET. A priori, e de forma experimental, a tecnologia foi implantada no Centro de Atenção Psíquica Social (CAPS) em julho visando melhorar a qualidade dos alimentos consumidos no mesmo  e também desenvolvimento da oficina já existente  terapêutica de horticultura para o tratamento dos mesmos.

“É dada a oportunidade aqueles que se identificam com a oficina, aos tratos  culturais e irrigação da horta, é o momento mais feliz para eles principalmente na época da colheita das hortaliças, destaque para o coentro. Visualmente o sistema é muito bonito, a horta tem ajudado no tratamento dos mesmos e a atividade  possibilitou a  terapia ocupacional para os internos, que de forma  lúdica e criativa cultivam a horta diariamente” comentou Ângela França Almeida, coordenadora do CAPS.
       
Mais uma tecnologia

Visando uma melhor qualidade de vida aos produtores rurais foram construídas  duas barragens subterrâneas na comunidade de Icó , com o objetivo de aumentar a potencialidade  de umidade do solo bem como a área de plantio das culturas de sobrevivência. Vale ressaltar que esta tecnologia já aprovada vai trazer efeitos e interesses  demonstrativos para toda região.


Informações: Terezinha Costa

sábado, 19 de novembro de 2011

Carta Aberta ao Povo de Curaçá

A Comunião Curaçá é uma Comissão de Representantes das Associações de Jaquinicó, Macambira, Serrotinho, Curral Velho, Banguê, Poço da Caatingueira, Melancia, Varjota, Capuchu, Icó (de Cima e de Baixo) e Maxixe, todas da zona rural do Município de Curaçá. Foi criada em 2010 com o intuito de acelerar e potencializar os investimentos dos Governos Federal e Estadual no Município de Curaçá, por meio de diversos programas como: Água para Todos, Luz para Todos etc. A Organização Também evidencia o objetivo de estabelecer parcerias com órgãos municipais, como a Prefeitura de Curaçá, para atender demandas dos produtores de comunidades rurais representadas pela Comunião, além de firmar companhias com entidades educacionais e assistenciais visando o desenvolvimento social da Zona Rural do Município.

O horizonte final da Comunião é constituir uma Cooperativa de Produtores Rurais de âmbito Municipal para organizar, desenvolver e dinamizar a cadeia produtiva, a qualidade de vida das pessoas e a geração de emprego e renda em Curaçá. Para isso, todos os parceiros públicos ou privados interessados nessa iniciativa coletiva serão acionados e serão divulgadas suas contribuições, assim como agradecidas e lembradas.

A Comunião é gerida restritamente por presidentes, ou vice-presidentes, das associações representadas. Vale ressaltar que a Organização não tem fins políticos partidários ou financeiros, assim como não tem também as associações representadas por ela. Preza pela independência política e liberdade de escolhas partidárias dos seus representados. Vale salientar também que a Comunião Curaçá tem o apoio e confiança de entidades como Sindicato dos Trabalhadores Rurais e IRPAA, as quais são integrantes da base dessa Organização de Associações. A força da Comunião está na sua organização, integridade, luta em prol do desenvolvimento rural e na transparência com que realiza suas ações.

A Comunião deseja relatar que, em reunião com o Prefeito, na data de 17/10/2011, após solicitação oficial 02/2011, de 21 de outubro desse ano, a Organização conseguiu 500 (quinhentas) horas-máquina para atender dez comunidades da área de abrangência da Comunião, visando minimizar problemas com a seca e tendo base no Cronograma abaixo:
  
Cronograma de Serviços / 2011
Data
Comunidade
Responsável
Contato
24/10 a 28/10
Banguê
Ailson Lucas
(74) 9945-9524
31/10 a 4/11
Melancia
Genésio Santana
(87) 9907-3072
7/11 a 11/11
Curral Velho
Luiz Monteiro
(74) 9988-9127
14/11 a 18/11
Maxixe
Osmar Fernandes
(87) 9948-5049
21/11 a 25/11
Macambira
Jivanilton Dantas
(74) 9996-1052
28/11 a 2/12
Icó de Cima
Edmar Matos
(74) 9967-0247
5/12 a 9/12
Varjota
Edmar Matos
(74) 9967-0247
12/12 a 16/12
Icó de Baixo
Pedro Alcântara
(87) 9968-2870
19/12 a 23/12
Poço de Caatingueira
Edmar Matos
(74) 9967-0247
26/12 a30/12
Jaquinicó
Aurindo Souza
(74) 9988-2558


Houve dificuldades para a aplicação fiel deste Cronograma, mas a Comunião procurou resolver com diálogo e responsabilidade os seus problemas internos. Mesmo assim, foi constante a fiscalização, por parte dos coordenadores da Comunião, especialmente nas pessoas de Edimar Matos (Ass. Poço da Caatingueira) e Zenildo Santos (Secretário da Ass. do Curral Velho), para que o Cronograma fosse atendido até aqui, sem prejudicar qualquer beneficiário. 

Contudo, causou perplexidade um comentário, o qual ainda não se sabe se é denúncia, de que a máquina oferecida à Comunião para realizar os trabalhos nas Comunidades estaria sendo utilizada para prestar serviços particulares e com cobrança de pecúlio na Comunidade de Melancia. O fato é inverídico, inconsistente e cabível de processo judicial por calúnia e difamação contra essa Organização que presta relevantes serviços ao povo da Zona Rural, não só aos associados, mas a toda comunidade abrangida.

O certo é que a Comunião de forma alguma foi procurada para verificar o caso, mesmo tendo, na Comunidade de Melancia, uma representação. A Organização garante, desde já, que não existe qualquer forma de negociação sobre os serviços prestados pela máquina da Prefeitura cedida à Comunião para o período citado no Cronograma. Mesmo porque, alguns imprevistos como quebras e defeitos, além de erros de trajeto, tem atrapalhado a aplicação do Cronograma e a Prefeitura, por meio do Prefeito Salvador Lopes, indicou como limite a data de 30/12/2011 para encerramento dos serviços planejados pela Comunião, uma vez que, conforme o Prefeito, outras regiões rurais deverão ser beneficiadas, e isso é justo. Portanto, de forma alguma haveria tempo hábil para ceder horas-máquinas além do planejado. 

A Comunião Curaçá deseja firmar aqui, com a População de Curaçá, o compromisso de seriedade, responsabilidade e compromisso com a verdade, a democracia e com o bom e correto zelo pelos bens públicos que nos forem oferecidos a título de cessão ou empréstimo.

Atenciosamente,



Ailson Lucas dos Santos                          Edimar Matos Silva
  Associação do Banguê                                       Ass. Poço da Caatingueira
CNPJ: 06.337.250 / 0001 - 06                        CNPJ: 02.233.743 / 0001 - 73




Grigório Vieira Araújo Neto                    José Luiz de França Filho
 Associação da Fazenda Icó                                       Associação de Serrotim
CNPJ: 01.409.914 / 0001 - 73                            CNPJ: 05.056.316 / 0001 - 19




Luiz Eduardo M. Nascimento                     Antonio Genésio Silva
      Associação de Curral Velho                                  Associação da Melancia
      CNPJ: 04.695.129 / 0001 - 66                          CNPJ: 03.082.679/ 0001 - 01




Osmar Gomes Fernandes                        Aurindo Oliveira de Souza
      Associação do Maxixe                                         Associação do Jaquinicó
  CNPJ: 06.076.188/ 0001 - 75                           CNPJ: 01.080.634/ 0001 - 64

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Encontro discute caprinovinocultura no semiárido

Reprodutor Boer, foto disponível em: www.coimma.com.br
Salvador – A criação de cabras representa mais de um quarto da economia de municípios como Uauá, no nordeste do estado. Em outros, os animais estão praticamente todos em propriedades da agricultura familiar.  O levantamento sobre a cadeia produtiva da caprinovinocultura foi realizado pelo Sebrae e pelo Banco do Brasil.

O Programa de Inclusão Produtiva da Ovinocultura e Caprinocultura no Semiárido da Bahia (Bioma Caatinga) começou a estudar o desenvolvimento da caprinovinocultura no Território do Sertão do São Francisco no ano passado, nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Remanso e Uauá.

A pesquisa completa será apresentada no Encontro de Inteligência Setorial para o Desenvolvimento Sustentável da Ovinocultura e Caprinocultura de Corte e Leite no Sertão do São Francisco. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Juazeiro, entre os dias 3 e 5 de novembro. “Será mais uma oportunidade de discutirmos temas relevantes para estruturar nossas ações”, diz o analista do Sebrae e coordenador do encontro, Carlos Robério Araújo.

O programa Bioma Caatinga deve envolver cerca de seis mil criadores para participar de ações de orientação técnica e pesquisa, promoção da segurança sanitária, organização e mobilização social, gestão de empreendimentos, comercialização e outras necessidades que estão sendo propostas pelos próprios agentes produtivos.

Informações: Sebrae na Bahia - (71) 3320.4558, www.ba.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800 in http://www.tosabendo.com 27/10/2011