terça-feira, 27 de dezembro de 2011


Ceia nordestina legítima precisa ter farofa, queijo de coalho e carne de sol. Quando a mesa for bem sertaneja, lá estará também o pernil. "Mas não o de porco", diz Gessi Nunes, 26, chef da Casa dos Frios, em Recife. "Sertanejo que é sertanejo gosta é de pernil de bode", conta.


Ceia preparada pela Casa dos Frios, que inclui pratos como pernil de bode, cuscuz e carne de sol e bolo Souza Leão.

Para deixar a carne macia, a dica de Gessi é deixá-la marinando em vinho branco por 24 horas. Na falta do bode, vale carneiro.

Entre os doces, ela sugere uma receita simples e saborosa: queijo de coalho (olha ele aí de novo...) com mel de engenho. Para encontrar os ingredientes da ceia sertaneja, visite uma casa do norte.
Veja abaixo a receita de carne de sol.
CARNE DE SOL
Quantidade: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Dificuldade: fácil
INGREDIENTES
- 1 kg de carne de sol
- 2 l de leite
- 3 cebolas grandes cortadas à julienne
- 100 ml de manteiga de garrafa
- Pimenta-do-reino a gosto
PREPARO
- Deixe a carne de sol inteira de molho no leite na geladeira por 12 horas
- Cubra a carne de sol com a manteiga de garrafa e a cebola crua
- Coloque tudo em uma assadeira
- Leve ao forno coberto com papel alumínio a 180º C
- Depois de 40 minutos, retire o papel alumínio e deixe mais 15 minutos até dourar

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Associação do Curral convoca última Assembleia do ano

CONVOCAÇÃO

 
Curaçá, 15 de dezembro de 2011.

 
A Diretoria da Associação da Fazenda Curral Velho e Adjacências convoca todos os seus associados a participarem da última Assembleia Geral em 2011, a qual acontecerá na próxima segunda-feira, dia 19, a partir das sete horas da noite, horário velho, na Escola Modelo do Bairro Curaçá 1, nessa Cidade de Curaçá.

Atenciosamente,
 
Maurízio Roberto Bim Moreira Fernandes
Secretário da ACCV

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Garantia Safra em Curaçá


O Programa Garantia Safra foi criado pelo o governo federal, sob forma de um fundo para dar maior segurança à produção rural e à continuidade dela. Fará jus ao benefício os agricultores familiares que tendo aderido ao Fundo Garantia Safra vierem a sofrer perda em razão de estiagem ou excesso hídrico, comprovado na forma do regulamento, e em pelo menos 50% (cinquenta por cento) da produção de feijão, milho,  arroz, mandioca ou algodão, após verificada a regularidade quanto ao recolhimento de contribuições individuais dos agricultores familiares, dos municípios e dos estados. Em Curaçá, o prefeito aderiu 2.500 cotas, das quais já tem 2.200 produtores inscritos (2.080 homologados).

Criadores de caprinos e ovinos de Curaçá são capacitados pela EBDA

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos rebanhos de caprinos e ovinos da região de Curaçá, o Centro de Treinamento dos Agricultores Familiares do Território São Francisco (Centrecapri) da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri) em parceria com a Prefeitura Municipal de Curaçá, realiza entre os dias 7 a 9, no Distrito de Riacho Seco, um curso teórico e prático de capacitação de Manejos Alimentar, Sanitário e Reprodutivo. Serão contemplados com o curso 20 agricultores familiares da referida comunidade.
A caprinovicultura é a atividade de maior expressão da região, possuindo 263.589 animais, distribuídos em cerca de 8 mil agricultores familiares. De acordo com o chefe do Centrecapri e coordenador da capacitação, Fernando Moura, apesar da tradição nessa atividade, o manejo com esses animais ainda é muito precário.
“A ideia do curso é demonstrar aos participantes a viabilidade e a importância do manejo do rebanho, para isso, comprovaremos com o curso potencializando a forma de condução. Tudo que será exposto nos 3 dias de capacitação já faz parte do di a dia desses agricultores, porém os resultados esperados serão bastante significativos pois iremos transformá-los em multiplicadores das técnicas de manejo aprendidas no curso em suas comunidades” comentou Moura.
Faz parte da programação: palestras e demonstrações de vacinação nos animais, a viabilidade de inseminações artificiais, controle das verminoses, mineralização do rebanho, uso de concentrados para produção de leite e engorda dos animais, a intensificação do uso da palma enriquecida com uréia e fermento como alimento estratégico para os animais, além de alternativas pautadas na agroecologia e na preservação do bioma caatinga.
Segundo a chefe de escritório da EBDA em Curaçá, Terezinha Alves da Costa, para aqueles que foram capacitados pela EBDA em edições passadas, já é possível diagnosticar um aumento na comercialização dos seus animais. Esse é o exemplo do criador de caprinos, Pedro de Alcântara de Araújo (43), que aumentou seu faturamento em 40% mudando, principalmente, a forma de manejar os animais, como também o solo para plantação de culturas nativas, que servem como alimento para os animais.
“Agora armazeno a comida dos animais, eu nunca tinha feito isso, soltava os bichos na caatinga e deixava eles comer o que achavam, agora eu uso a silagem, a fenação e estou aprendendo também a armazenar a palma, o milho e o sorgo sem desperdícios; meus animais agora tem comida durante todo período de seca” comentou o criador.
A meta do Centrecapri é disponibilizar em 2012 o curso nos dez municípios que compõe o Território Sertão do São Francisco. Para os agricultores familiares interessados em maiores informações sobre caprinovicultura devem procurar um dos escritórios mais próximo de sua comunidade e solicitar o treinamento em sua comunidade. Todo o curso é oferecido gratuitamente.


Informações da EBDA em Curaçá