quarta-feira, 4 de maio de 2011

Representantes de associações discutem programas para Curaçá

Participantes ouviram e opinaram sobre
mobilização continuada pelo Luz para Todos
Na noite do dia três, no Colégio Modelo, Cidade de Curaçá, alguns representantes de associações comunitárias de áreas rurais do Município discutiram sobre dois programas que estão sendo desenvolvidos em Curaçá: Luz para todos e Bioma Caatinga.

A reunião começou às 19h30, com representação de: Curral Velho, Serrotinho, Poço da Caatingueira e Maxixe. Participaram também os representantes do Projeto Mata Branca em Curaçá: Edmilson Nascimento e Wanderley Menezes; além destes, se fez presente à reunião o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá, Sr. Sivaldo Manoel da Silva (ao todo: 10 representantes).

A discussão foi iniciada por Maurízio Bim, da Associação de Curral Velho, falou da necessidade de se continuar mobilizando aos agricultores na cobrança ao Comitê Gestor do Programa Luz para Todos. Os presentes concordaram e lançaram ideias para impulsionar a mobilização com o objetivo de que todo o Município seja beneficiado com o Programa. Ficou amarrada a data de 16/5 próxima, para definir estratégias de cobrança aos órgãos que compõem o Comitê Gestor do Programa.

Marcelo e Edmilson explicitaram o Projeto Bioma Caatinga
Após, Marcelo Torres, também da Associação de Curral Velho, apresentou os objetivos do Projeto Bioma Caatinga. "A intenção é organizar toda a cadeia produtiva da caprinoovinocultura não só de Curaçá, mas do Território que abrange também: Casa Nova, Remanso, Uauá e Juazeiro. Além disso, integrar os programas que já estão sendo desenvolvidos no Município (Luz para todos, Mata Branca, etc.), para que um ajudasse no progresso do outro. E o agropecuarista deverá se organizar em cooperativa buscando organizar também sua propriedade: alimentação, melhoramento genético de animais, sanidade etc. Só assim viriam os investimentos do Programa para o produtor", enfatizou Marcelo.

Edmilson Nascimento também acrescentou: "esse Projeto é voltado para caprinovinocultura. É preciso articular as políticas de investimentos na área, é justamente aqui que ele entra: sistematizar tudo. A parte mais difícil é organizar o produtor na sua propriedade e numa cooperativa, pois hoje existem poucos exemplos na região. Mas é imprescindível para o sucesso do Projeto".
Lista de Presença da Reunião

A reunião do dia 16 (mesmo local e horário) contará com a presença de de represenção de membros do Comitê Geral do Projeto em Curaçá, formado por: Prefeitura, Bnco do Brasil, SEBRAE e Mata Branca. É o primeiro passo para a organização da produção agropecuária em Curaçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.