quinta-feira, 12 de abril de 2012

CERB atende solicitação do STR ao visitar comunidades de Curaçá

o atendimento das demandas pode beneficiar centenas de pessoas na Zona Rural

No ultimo dia 10 de abril de 2012, o Sr. Jairo Almeida, Geólogo da Cerb, visitou algumas comunidades de Curaçá, acompanhado do Sr. Sivaldo Manoel da Silva, secretario geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá - STR. O objetivo dessa visita, conforme Sivaldo, foi mostrar a realidade das comunidades e sugerir possibilidades de melhoramento de estrutura nelas. “Nós, enquanto Sindicato representante da Comunidade Rural de Curaçá, solicitamos a vinda de um técnico para fazer um levantamento da situação do Município, especialmente nas comunidades mais necessitadas”, revelou o Secretário.

A primeira comunidade visitada foi Fazenda Morro das Pombas, em Poço de Fora, para verificar a necessidade de perfuração de um poço comunitário que poderá atender as comunidades circunvizinhas a exemplo de Esfomeado. Nessa localidade, houve delegada sindical de Poço de Fora a Sra. Edineuza Flor de Barros. O poço em questão foi locado na propriedade do Sr. Claudionor, mais conhecido como Louro, o qual assinou o termo de doação do poço para se tornar comunitário.

Assinatura do Termo de Doação em Morro das Pombas
Foto: Sivaldo Manoel

Na Fazenda Viturino, divisa de Curaçá com Uauá, o técnico da CERB conversou com o operador do poço, verificou a vazão e também a situação do sistema. Ficou observado que o poço ainda funciona com motor a diesel e se encontrava quebrado. Ficou encaminhado, pela Cerb, uma visita para instalação de motor elétrico uma vez que a energia passa a menos de 2km do local.

Já na Fazenda Caxaqui, área de Assentamento de Fundo de Pasto, foi visitado um poço perfurado há mais de 10 anos, desativado atualmente mesmo, segundo informações das lideranças locais, tendo uma boa vazão e água relativamente doce. A Sra. Simonia de Souza Marques, delegada Sindical de Mundo Novo, acompanhou a visita. Naquela localidade, ficou definido que a Cerb virá fazer uma análise da água e da vazão para instalação de mais um poço artesiano comunitário para atender as famílias da Comunidade de Caxaqui e adjacências, com a possibilidade da instalação ser elétrica uma vez que a energia esta a menos de 2km, e a comunidade de Caxaqui também esta próximo a receber eletrificação pelo programa luz para todos sendo comunidade prioritária por se tratar de Assentamento, conforme explicou Jairo.

“O SRT de Curaçá fica contente em ter sido atendido e continua empenhado e encaminhado demandas e cobrando as demais solicitações feitas aos diversos órgãos do Governo, para melhor atender o homem do campo”, frisou Sivaldo. 

informações: STR Curaçá
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.