terça-feira, 20 de março de 2012

Instituições e políticos se reúnem para discutir sobre Sistema Itaparica

Barragem de Itaparica. Foto em: acertodecontas.blog.br
No dia 12 de março desse ano, a Companhia de Eletrificação do Vale do São Francisco - Chesf participou de uma reunião com representantes executivos da Codevasf, Polo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco, da CUT, da Federação dos Trabalhadores de Pernambuco, com o intuito de discutir questões a respeito da região da Barragem de Itaparica. No Evento, também participaram os deputados estaduais Odacy Amorim (PT) e Izabel Cristina (PT), o deputado federal Fernando Ferro (PT) e o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões.

Ata da Reunião 
Os pontos amarrados na Reunião foram os seguintes: 1) A Codevasf, no prazo de 30 dias (a partir da Reunião), irá elaborar e apresentar, ao Ministério da Integração, uma proposta de mudança do sistema de irrigação dos Projetos de Itaparica (que inclui o Perímetro Irrigado de Pedra Branca, em Curaçá e Abaré); 2) Elaboração de um Diagnóstico Social, Econômico e Ambiental no próximo Convênio da Chesf com o Sistema Itaparica; 3) Reuniões trimestrais destas entidades antecedidas de reuniões específicas com cada Projeto; 4) Implantação da Política Nacional de ATER no Sistema Itaparica.
         
O item 1 deve corrigir o problema da alta perda de água na irrigação, pois o sistema atual é a aspersão convencional. Nele, a perda acontece pelo vento, dispersão fora da área plantada e evaporação. Esse sistema é arcaico e já foi substituído em diversos perímetros irrigado na Região.

Os sistemas de irrigação de aspersão favorecem o desperdício de água
Foto em: projetofulgencio.blogspot.com.br
Os itens 2 e 3 se referem a um planejamento necessário para desenvolvimento do Sistema Itaparica, correções de falhas históricas e preparação para a modernização e futuro das unidades, a exemplo do Perímetro de Pedra Branca. Essa preocupação deveria ter sido debatida bem antes, especialmente porque os Sistemas serão municipalizados, ou seja, cada unidade será integrada ao Município onde se encontra.

Outro ponto importante da discussão foi a necessidade de adequação do Sistema de Itaparica ao Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, nos padrões da Lei Nº 12.188/2010, a qual institui a Política Nacional de ATER para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária, além dos princípios e objetivos desses serviços.

A Reunião foi planejada em um debate na 
Câmara Estadual de Pernambuco
Foto em: www.alepe.pe.gov.br
Essa Reunião representa um passo importante diante de uma situação histórica de indefinições. O Sistema Itaparica abrange os perímetros irrigados nos municípios de: Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Floresta e Petrolândia em Pernambuco e Curaçá, Abaré, Rodelas e Glória na Bahia. Os curaçaenses atingidos pela Barragem de Itaparica lutam desde os anos de 1980 por melhorias e aguardam uma modernização do Sistema que atinja a cadeia produtiva e também o desenvolvimento social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.