terça-feira, 30 de novembro de 2010

Projeto Campo Limpo em Curaçá





A Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA) e a Associação do Comércio Agropecuário do realizarão mais uma etapa do Projeto Campo Limpo em Curaçá, cujo objetivo é o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos de pequenas propriedades na zona rural dos municípios da Região. A coleta já foi realizada nos perímetros irrigados de Tourão e Mandacaru, em Juazeiro neste mês de novembro.
Os trabalhos de recolhimento, retirada dos rótulos, classificação e embalagem foram realizados em parceria com os técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que atuam nos perímetros. Na ocasião, foram realizadas palestras sobre assuntos como as consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos, o uso de equipamento de proteção individual (EPI), e a necessidade da tríplice lavagem das embalagens vazias.
A destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos ajuda na preservação da saúde dos trabalhadores e do meio ambiente, e é prevista em lei federal. Todo o material recolhido é prensado e encaminhado a empresas de reciclagem ou incinerado.

PROGRAMAÇÃO em CURAÇÁ
Durante o mês de novembro a coleta de embalagens iniciou em Curaçá no dia 10 no perímetro de Pedra Branca. Em 7 de dezembro, o Projeto Campo Limpo estará atendendo Curaçá pela manhã (9 às 12h) e também o distrito de Riacho Seco, pela tarde (14 às 16h).
Projeto Campo Limpo beneficia perímetros irrigados da Bahia
Centenas de embalagens de agrotóxicos foram recolhidas em Curaçá no ano passado

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Revista Agropecuária Científica do Semiárido (On-line)

A Revista on-line Agropecuária Científica no Semi-árido, localizada no Brasil, tem vários artigos científicos disponíveis, na íntegra, para consulta e pesquisa da comunidade científica, bem como palestras e resumos técnico-científicos apresentados em Congressos, Seminários e Simpósios promovidos pelo Centro de Saúde e Tecnologia Rural.

Esta revista é uma iniciativa da Universidade Federal de Campina Grande com apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Mais informações, acesse: /www.cstr.ufcg.edu.br/acsa/

Reunião sobre o Projeto Semeando não acontece em Curaçá

Nesta segunda-feira, 29/11, na Câmara de Vereadores, estava programada uma reunião Sobre o Projeto Semeando Renda, o qual é voltado à Caprinocultura Leiteira, que tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Social, do BNDS e da Secretaria Estadual da Pobreza. O Projeto vem sendo executado pelo IDESA (Instituto de Desenvolvimento Agrário do Semiárido). Como nenhum membro do IDESA compareceu, infelizmente, não houve reunião. Em contato com o Instituto, o responsável pela reunião, o vereador Valberto Leite, ouviu a alegação que o membro do IDESA que viria a Curaçá estava resolvendo problemas burocráticos do Projeto, portanto não poderia comparecer.
O objetivo da reunião, conforme Valberto, "era buscar esclarecimentos sobre o andamento do Projeto em Curaçá. Dá até para fazer uma crítica, pois o IDESA já faltou a três reuniões, com essa. Temos aqui no Município entidades que podem fazer isso".

Compareceram, na expectativa do Evento: o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Francisco Cândido, a Gerente Local da EBDA, Tereza Costa; Representando o Banco do Nordeste, Jorge Murilo, o qual comentou sobre o processo de negociações de dívidas de agricultores; também, os vereadores Theodomiro Mendes, César Mendonça, Januário Brandão, Arnaldo (Baé), o presidente da Câmara, Reginaldo Monteiro, além de Valberto; compareceram ainda: a Secretária de Desenvolvimento Social, Juscelita Rosa, alguns representantes de Associações do Município e os integrantes do IPC (Instituto de Proteção à Caatinga): Ivanildo Almeida, Cândido José dos Santos e Salomão Torres.

Fernando Barbosa e Maurízio Bim

Dados sobre o Luz para Todos em Curaçá

O Programa de Universalização de distribuição de energia elétrica "Luz para Todos', financiado pelo Governo Federal por meio do Ministério das Minas e Energia, tem feito diversos levantamentos, cadastramentos e execução de projetos nas áreas rurais do Município de Curaçá, desde o ano 2003.

As pessoas podem acompanhar a situação das suas comunidades no site da Companhia de Eletricidade da Bahia

Todas as informações sobre Curaçá podem ser acessadas neste endereço (lembre-se de selecionar o Município):
http://www.coelba.com.br/aplicacoes/menu_secundario/luz_para_todos/inf_municipais.asp?c=342

domingo, 28 de novembro de 2010

Comissão de Associações realiza Audiência sobre o Luz para Todos


Agricultores de todo o Município acompanharam tudo
Às 14h50 minutos do deste domingo 28, iniciou, na Câmara de Vereadores, a Audiência Pública sobre o Programa Luz para Todos em Curaçá. Mais de 200 pessoas participaram do Evento, maioria agricultores  de mais de 36 comunidades, além de vereadores, secretários municipais, dentre outras instituições governamentais e não-governamentais.

Josemário respondeu a todas as perguntas
A Organização do Evento aconteceu pela iniciativa dos representantes das Associações das comunidades rurais de Curral Velho, Serrotinho, Maxixe, Melancia, Bangüê e Salgado, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, SAAE de Curaçá, Curaçá FM e Blog Geraldo José.

Na oportunidade, Josemário Martins (membro do Comitê Gestor do Programa) e Anselmo Vital (FETAG) responderam a todos os questionamentos feitos pelos participantes. Também fizeram proposições sobre revisão de projetos já aprovados, e inserção de comunidades a serem beneficiadas, além de se comprometerem em darem atenção especial à demandas feitas nesta Audiência, as quais deverão ser enviadas pelos agricultores a Josemário antes da próxima Reunião do Comitê Gestor, no dia 7/12.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mapeamento de Raças

O Sr. Bernardes, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia - IDAB, esteve em Curaçá entre o domingo, 21, e terça, 23, com o objetivo de fazer um trabalho de mapeamento das raças de ovinos, e também caprinos, no Município de Curaçá. "Eu já estou voltando de Dormentes onde encontrei uma raça quase em extinção, a Bergamês. Quero, aqui em Curaçá tentar descobrir casos assim e estimular um trabalho de organização da cadeia produtiva, pois não dá para a Bahia ter o maior rebanho caprino do Brasil e o País estar importando 80% da carne caprina que consome", diz Bernardes.

Bernardes se reuniu com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Sr. Francisco Cândido, na segunda-feira, 22, onde expôs os objetivos do seu trabalho em Curaçá. Na terça, 23, visitou a região de Jatobá, acompanhado por Gilberto Alves, da loja de produtos agropecuários local, São Francisco Rações. A intenção foi observar os animais dali.

Nós tentamos descobrir informações sobre o IDAB, e sobre Bernardes, mas não encontramos. Como Bernardes não apresentou documentos oficiais e nem sabíamos da existência deste Instituto, preferimos deixar que as palavras fossem somente de Bernardes.

domingo, 21 de novembro de 2010

União pela Luz para Todos em Curaçá

A Comissão de agricultores de Curaçá, formada pelos diretores das associações das fazendas Curral Velho, Melancia, Bangüê, Maxixe, Serrotinho e Salgado, estará promovendo o Evento de “União pelo Programa Luz para Todos em Curaçá”, no próximo dia 28 de novembro, domingo, a partir das 13 horas, na Câmara de Vereadores de Curaçá, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre Programa Luz para todos neste Município. Estarão presentes os membros do Comitê Gestor do Programa e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura– FETAG Bahia.
Mas informações: Cel.: (74) 9999 – 3329 Maurízio Bim
                             E-mail: ass.curralvelho@ig.com.br
                             Blog: asscurralvelho.blogspot.com