quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ações de órgãos estaduais visam produção sustentável

Em conjunto, instituições governamentais, a exemplo da EBDA e Secretaria de Agricultura (SEAGRI), estão buscando alternativas pautadas na agroecologia e na preservação do bioma caatinga para melhorar a produção de forma sustentável.

Conforme alguns produtores mais organizados, já é possível diagnosticar um aumento na comercialização do excedente da produção, como é o exemplo do criador de caprinos, Pedro de Alcântara de Araújo (43), da Fazenda Icó, o qual aumentou seu faturamento em 40%, mudando, principalmente, o manejo dos animais e do solo.
O Engº Marcula, da EBDA, orienta Pedro e outros produtores no Icó
Foto: Terezinha Costa, Acervo EBDA

As entidades do ramo da produção agropecuária vem intensificando suas atividades na região de Curaçá. Dentre as ações estão: a implantação de dois silos para armazenamento de alimento para os animais nas comunidades das fazendas Icó e Volta; hortas comunitárias com sistema de irrigação com garrafas PET e produtos orgânicos; construção de barragens subterrâneas e uma unidade de pesquisa com sete variedades de bananas na comunidade de Curralinho, todas resistentes a Sigatoka Negra, doença que acomete a fruta.

Para Pedro Araújo, com as orientações técnicas dos técnicos da EBDA, foi possível armazenar alimentos para os caprinos e ovinos de forma mais efetiva e garantida, através da técnica de silagem e fenação. “Antes eu não armazenava por falta de conhecimento, depois que a EBDA me orientou consigo armazenar o  milho e o sorgo sem desperdícios, meus animais agora tem comida durante todo período  seco, quero armazenar também a palma, na forma de farelo. Com essas técnicas, eu consigo manter os bichos produzindo leite e carne mesmo em tempos ruins para o sertão” declarou o produtor.

Outra atividade que atingiu resultados afirmativos em Curaçá foi à utilização de hortas comunitárias com o sistema de irrigação que utiliza garrafas PET. A priori, e de forma experimental, a tecnologia foi implantada no Centro de Atenção Psíquica Social (CAPS) em julho visando melhorar a qualidade dos alimentos consumidos no mesmo  e também desenvolvimento da oficina já existente  terapêutica de horticultura para o tratamento dos mesmos.

“É dada a oportunidade aqueles que se identificam com a oficina, aos tratos  culturais e irrigação da horta, é o momento mais feliz para eles principalmente na época da colheita das hortaliças, destaque para o coentro. Visualmente o sistema é muito bonito, a horta tem ajudado no tratamento dos mesmos e a atividade  possibilitou a  terapia ocupacional para os internos, que de forma  lúdica e criativa cultivam a horta diariamente” comentou Ângela França Almeida, coordenadora do CAPS.
       
Mais uma tecnologia

Visando uma melhor qualidade de vida aos produtores rurais foram construídas  duas barragens subterrâneas na comunidade de Icó , com o objetivo de aumentar a potencialidade  de umidade do solo bem como a área de plantio das culturas de sobrevivência. Vale ressaltar que esta tecnologia já aprovada vai trazer efeitos e interesses  demonstrativos para toda região.


Informações: Terezinha Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.