segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cursos da ASSISTEC beneficiam produtores em Curaçá

20 comunidades já foram atendidas em todo o município 


A Empresa Assistência Técnica Agropecuária Especializada - ASSISTEC, sediada em Curaçá, vem realizando cursos no Município de Curaçá desde a data de 18/11/2011. Esses cursos são de promoção do Instituto de Desenvolvimento Social e Agropecuário do Semiárido Bahia - IDESA e estão dentro do Programa "Semeando Renda" do Governo do Estado da Bahia, com apoio do Governo Federal.

Os temas são voltados à produção agropecuária e desenvolvimento rural e são os seguintes: Manejo Sanitário, Manejo Reprodutivo, Manejo Nutricional, Produção de Forragem, Associativismo e Cooperativismo. Técnicos em agropecuárias, especialistas e veterinários vem ministrando os cursos em diversas comunidades, a saber: Agrovilas 1 e 2, Pedra Branca, Riacho Seco, Novo Horizonte, Primavera, Curral Velho, Ipoeira Dantas, Vitorino, Poço de Fora, São Bento, Patamuté, Salgado e Parentes.

Nesse fim de semana (26 e 27), as palestras continuaram. Conforme Estéfano Mota, co-proprietário da Assistec, esse ano, os trabalhos serão finalizados no próximo fim de semana, devido ao recesso que o Governo do Estado faz nos pagamentos. “Mas ano que vem iremos terminar todo o cronograma planejado", complementa Estéfano.

Cursos e prática no Jatobá (acima) e em Curral Velho (abaixo)
Fotos: Maurízio Bim
Uma avaliação geral dos primeiros trabalhos foi feita na noite do dia 27, domingo, no Auditório Dr. Djalma em Curaçá, inclusive com a presença do Prefeito Salvador Lopes, do Diretor Administrativo do IDESA, Péricles Santana e do Coordenador Técnico do “Semeando Renda” Wellington França. “O objetivo é fazermos um trabalho que não seja somente transmissão de conhecimentos, mas aplicação e comprometimento prático com a realidade do produtor”, falou Marcelo.

A mobilização dos agricultores ficou por conta dos Agentes Comunitários Rurais – ACRs, pessoas das localidades que apóiam o Programa. “Nós aprovamos os cursos porque a linguagem é simples e os instrutores tem trazido tecnologia para o trabalho. Já acompanhamos experimentos, cirurgias em animais e até ultrassonografia em cabras e de forma bem simples. Outra coisa importante é o foco: o produtor é visto nos cursos como empresário rural. Realmente está certo, pois hoje somos caçadores de animais e não criadores. Precisamos mudar essa cultura”, revelou Gilberto Alves, ACR da Fazenda Primavera. Outro produtor que aprovou os cursos foi Luiz Eduardo Monteiro, presidente da Associação do Curral Velho: “da maneira como os cursos estão sendo feitos o produtor aprende mais, pois os instrutores discutem os problemas reais do agropecuaristas e também ensina a sermos produtores de verdade e não sono nome”.

Da esquerda para direita: Luiz Eduardo, Péricles, Salvador e Gilberto
Foto: Maurízio Bim
Programa Semeando Renda deve transformar Curaçá em uma Bacia Leiteira, revelou Péricles Santana. “Houve dificuldades de trabalhar o Programa aqui devido o tamanho do Município, mas estamos tentando romper essa barreira e organizar o trabalhador em prol do desenvolvimento dele”.

Salvador Júnior, médico veterinário e instrutor do curso de manejo sanitário, avaliou bem a participação ampla e ativa dos produtores e afirmou: “Esse Programa não poderia sair, de forma alguma, sem a formação dos produtores, senão correria o risco de ser como outros que já foram extintos porque a tecnologia e investimentos vieram antes do conhecimento”. Júnior também elogiou a organização da ASSISTEC no que se refere ao atendimento aos instrutores e o planejamento de trabalhos nas comunidades.

Após os cursos do próximo fim de semana haverá um recesso e os trabalhos da ASSISTEC nesse cursos serão retomados em meados de janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.