quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Criadores de caprinos e ovinos de Curaçá são capacitados pela EBDA

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos rebanhos de caprinos e ovinos da região de Curaçá, o Centro de Treinamento dos Agricultores Familiares do Território São Francisco (Centrecapri) da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri) em parceria com a Prefeitura Municipal de Curaçá, realiza entre os dias 7 a 9, no Distrito de Riacho Seco, um curso teórico e prático de capacitação de Manejos Alimentar, Sanitário e Reprodutivo. Serão contemplados com o curso 20 agricultores familiares da referida comunidade.
A caprinovicultura é a atividade de maior expressão da região, possuindo 263.589 animais, distribuídos em cerca de 8 mil agricultores familiares. De acordo com o chefe do Centrecapri e coordenador da capacitação, Fernando Moura, apesar da tradição nessa atividade, o manejo com esses animais ainda é muito precário.
“A ideia do curso é demonstrar aos participantes a viabilidade e a importância do manejo do rebanho, para isso, comprovaremos com o curso potencializando a forma de condução. Tudo que será exposto nos 3 dias de capacitação já faz parte do di a dia desses agricultores, porém os resultados esperados serão bastante significativos pois iremos transformá-los em multiplicadores das técnicas de manejo aprendidas no curso em suas comunidades” comentou Moura.
Faz parte da programação: palestras e demonstrações de vacinação nos animais, a viabilidade de inseminações artificiais, controle das verminoses, mineralização do rebanho, uso de concentrados para produção de leite e engorda dos animais, a intensificação do uso da palma enriquecida com uréia e fermento como alimento estratégico para os animais, além de alternativas pautadas na agroecologia e na preservação do bioma caatinga.
Segundo a chefe de escritório da EBDA em Curaçá, Terezinha Alves da Costa, para aqueles que foram capacitados pela EBDA em edições passadas, já é possível diagnosticar um aumento na comercialização dos seus animais. Esse é o exemplo do criador de caprinos, Pedro de Alcântara de Araújo (43), que aumentou seu faturamento em 40% mudando, principalmente, a forma de manejar os animais, como também o solo para plantação de culturas nativas, que servem como alimento para os animais.
“Agora armazeno a comida dos animais, eu nunca tinha feito isso, soltava os bichos na caatinga e deixava eles comer o que achavam, agora eu uso a silagem, a fenação e estou aprendendo também a armazenar a palma, o milho e o sorgo sem desperdícios; meus animais agora tem comida durante todo período de seca” comentou o criador.
A meta do Centrecapri é disponibilizar em 2012 o curso nos dez municípios que compõe o Território Sertão do São Francisco. Para os agricultores familiares interessados em maiores informações sobre caprinovicultura devem procurar um dos escritórios mais próximo de sua comunidade e solicitar o treinamento em sua comunidade. Todo o curso é oferecido gratuitamente.


Informações da EBDA em Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.