segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ASSISTEC reinicia capacitações em Curaçá

Dezenas de agricultores curaçaenses estão sendo beneficiados com cursos de temática agropecuária promovidos pela Assistec, empresa de assistência técnica agropecuária especializada. Os cursos começaram em 2011; após o recesso de fim de ano, foram retomados agora em janeiro entre 12 e 15, depois entre 20 e 22 e continuarão até o fim desse mês, conforme revelou Estéfano Mota, técnico agropecuário e co-proprietário da Assistec. “Após essa primeira etapa, ainda teremos capacitações no mês de fevereiro”, antecipou o técnico.

De acordo com o cronograma da Empresa, as comunidades beneficiadas são: Agrovilas 1 e 2, Pedra Branca (fotos parte de cima), Riacho Seco (fotos parte de baixo), Novo Horizonte, Primavera, Curral Velho, Ipoeira Dantas, Favela, Patamuté, São Bento, Poço de Fora, Vitorino, Salgado e Parentes. Os cursos são parte do Programa Semeando Renda do Governo Estadual e tem os seguintes temas: cooperativismo e associativismo, manejos sanitário, nutricional e reprodutivo, raças, instalações e manejo geral, e produção e conservação de forragem. “O objetivo do Programa Semeando Renda é desenvolver e organizar a produção da caprinocultura leiteira no Município, com foco na geração de renda e melhoria da qualidade de vida das famílias”, resumiu Fernando Gomes, instrutor nas capacitações da Assistec.

“Com o conhecimento oportunizado nos cursos a gente aprende a cuidar dos animais, a higiene, a comida e água de qualidade; os remédios. E também até a associação vai mudar muito, pois a gente está aprendendo a organizar”, falou Cícero da Silva (foto acima, à direita), produtor rural de Pedra Branca. Francicláudio Barbosa, Articulador Comunitário Rural de Pedra Branca, avaliou bem as capacitações: “acho que o conhecimento é o princípio de tudo e nessas capacitações. E é a partir desse conhecimento que faremos desenvolver a Associações e nossos objetivos”, acrescentou.


São 32 comunidades beneficiadas com as capacitações, as quais são focadas na realidade profissional dos produtores e, da mesma forma, no Cooperativismo, uma vez que os produtores irão gerenciar uma Usina de Leite no Município de Curaçá, a qual já está em fase de projeção.

Informações e fotos: Maurízio Bim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.