O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá publicou no dia 26 de janeiro o Edital de Convocação para a Assembleia Geral, a qual deve acontecer, conforme o próprio Edital, no dia 26 de fevereiro próximo. No Edital também estão previstas as assembleias de base do Sindicato em suas subsedes.
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
BA: IDESA implantará unidades produtivas de leite de cabra
Foto em: i9.alfenas.com.br |
Em parceria com o Governo do Estado da Bahia, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o Instituto Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido (IDESA) está desenvolvendo o projeto SEMEANDO RENDA - Inclusão Socioprodutiva, com o fortalecimento da economia dos pequenos produtores familiares do semiárido baiano cadastrados no Programa Bolsa Família.
O SEMEANDO RENDA beneficiará diretamente 1.350 famílias em 48 comunidades rurais de 09 municípios do norte baiano nos segmentos de caprinocultura de leite e fruticultura. O intuito é contribuir na capacidade produtiva e de gestão, viabilizando a transição de pessoas/famílias e grupos em situações de vulnerabilidade e risco para situação de autonomia, garantindo acesso as condições mínimas de sobrevivência e elevação do padrão de qualidade de vida. Após 12 meses de árduo trabalho de campo, em busca da unificação de tecnologias para o desenvolvimento dos sistemas produtivos, tempo necessário para concluir o processo regularização das áreas realização de diagnostico e seleção das famílias beneficiadas teve início neste mês julho, a segunda etapa do projeto SEMEANDO RENDA.
Durante esta etapa do projeto estão sendo realizadas em Curaçá e Monte Santo, diversas atividades estruturantes de Implantação das Unidades Produtivas de Leite "UPL" tais como: construção de adutoras, construção de cerca para os bancos de forragens para caprinos, limpeza e preparo de solo das áreas que serão cultivadas e implantação de sistema de irrigação por gotejamento adaptado para a realidade de cada uma das 35 comunidades beneficiadas com o seguimento da caprinocultura leiteira, sendo 15 no município de Curaçá e 20 em Monte Santo. Também estão sendo realizadas atividades de capacitação dos produtores e continuidade dos trabalhos de ATER.
As execuções das atividades estão, a cargo do IDESA, das Associações locais e da bravura das famílias beneficiadas que de fato se empuderam do projeto e em forma de mutirão participam das atividades viabilizando a execução do Projeto.
As informações são do Instituto Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido, adaptadas pela Equipe FarmPoint Postadas em 17/11/2011 em http://www.farmpoint.com.br
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Brasil e Canadá discutem comércio agropecuário
Os principais temas do comércio agropecuário entre o Brasil e o Canadá serão discutidos hoje (24) e amanhã na 5ª Reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-Canadá. O encontro ocorre no térreo do Ministério da Agricultura, a partir das 9h.
Temas como a cooperação técnica entre os dois países e a continuidade das negociações no âmbito da Organização Mundial do Comércio estarão na pauta do encontro. A delegação brasileira defenderá a abertura do mercado de carne bovina in natura da Zona Livre de Febre Aftosa e de carne suína de Santa Catarina.
Do lado canadense, o interesse é pela venda de produtos de pesca e aquicultura e de sêmen e embrião de ovinos e caprinos.
Agência Brasil, em 24/1/2012
Proposta equipara incidência de PIS e Cofins para ovinos, caprinos e bovinos
Dep. Edson Pimenta discursa sobre PL 2.596/11 (lieve.com.br) |
A Câmara analisa o Projeto de Lei 2596/11, de autoria do deputado Edson Pimenta (PSD-BA), que estende às carnes e derivados de animais ovinos e caprinos o regime de incidência da contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) previsto para os mesmos produtos de animais bovinos.
Pela Lei 12.058/09, carne e derivados de bois, quando vendidos por particulares ou cooperativas, não pagam a contribuição, que somente será cobrada na venda no varejo. Segundo o autor da proposta, esse regime vem beneficiando o setor da pecuária bovina, que tem crescido internamente e vem conquistando importantes mercados internacionais. “Inexplicavelmente, o setor de carnes e derivados de ovinos e caprinos não mereceu o mesmo tratamento, mas permaneceu sujeito ao regime geral da incidência daquelas contribuições”, lamentou.
Pimenta também frisou que a proposta não representa renúncia de impostos, já que não altera a carga tributária final a incidir sobre os produtos. “O benefício se limita a concentrar sobre o comércio varejista a incidência das contribuições, hoje dispersa por toda a cadeia, em regime não cumulativo”, explicou.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Marcello Larcher, Edição – Natalia Doederlein - Agência Câmara, 23/1/2012
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
ASSISTEC reinicia capacitações em Curaçá
Dezenas de agricultores curaçaenses estão sendo beneficiados com cursos de temática agropecuária promovidos pela Assistec, empresa de assistência técnica agropecuária especializada. Os cursos começaram em 2011; após o recesso de fim de ano, foram retomados agora em janeiro entre 12 e 15, depois entre 20 e 22 e continuarão até o fim desse mês, conforme revelou Estéfano Mota, técnico agropecuário e co-proprietário da Assistec. “Após essa primeira etapa, ainda teremos capacitações no mês de fevereiro”, antecipou o técnico.
De acordo com o cronograma da Empresa, as comunidades beneficiadas são: Agrovilas 1 e 2, Pedra Branca (fotos parte de cima), Riacho Seco (fotos parte de baixo), Novo Horizonte, Primavera, Curral Velho, Ipoeira Dantas, Favela, Patamuté, São Bento, Poço de Fora, Vitorino, Salgado e Parentes. Os cursos são parte do Programa Semeando Renda do Governo Estadual e tem os seguintes temas: cooperativismo e associativismo, manejos sanitário, nutricional e reprodutivo, raças, instalações e manejo geral, e produção e conservação de forragem. “O objetivo do Programa Semeando Renda é desenvolver e organizar a produção da caprinocultura leiteira no Município, com foco na geração de renda e melhoria da qualidade de vida das famílias”, resumiu Fernando Gomes, instrutor nas capacitações da Assistec.
“Com o conhecimento oportunizado nos cursos a gente aprende a cuidar dos animais, a higiene, a comida e água de qualidade; os remédios. E também até a associação vai mudar muito, pois a gente está aprendendo a organizar”, falou Cícero da Silva (foto acima, à direita), produtor rural de Pedra Branca. Francicláudio Barbosa, Articulador Comunitário Rural de Pedra Branca, avaliou bem as capacitações: “acho que o conhecimento é o princípio de tudo e nessas capacitações. E é a partir desse conhecimento que faremos desenvolver a Associações e nossos objetivos”, acrescentou.
São 32 comunidades beneficiadas com as capacitações, as quais são focadas na realidade profissional dos produtores e, da mesma forma, no Cooperativismo, uma vez que os produtores irão gerenciar uma Usina de Leite no Município de Curaçá, a qual já está em fase de projeção.
Informações e fotos: Maurízio Bim
Nova Parceria do STR para atender os trabalhadores Rurais
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá – STR, com a proposta de atendimento aos associados, visando contribuir com um processo associativo permanente em relação a esta entidade e agregar novo elemento para a categoria ao projeto apresenta, nessa segunda, 23, um novo serviço de assessoria jurídica denominado "SEGURO JURÍDICO". A presente proposta tem como objeto a prestação de assessoria jurídica aos associados do STR, integrantes do “SEGURO JURÍDICO”, para defesas Judiciais.
Este serviço, de acordo com o secretário do STR, Sivaldo Manoel, será prestado pela assessoria jurídica do Sindicato no município de Curaçá para os associados e integrantes
do “SEGURO JURÍDICO”; “o atendimento do bancário e da bancária será individualizado, salvo exceção previamente combinada em virtude de conveniência para os interessados e as interessadas; o escritório de advocacia proponente elaborará as defesas administrativas e recursos administrativos necessários e fornecerá minuta que será firmada pelo interessado ou interessada para ser encaminhada ao setor competente; a responsabilidade de encaminhamento da minuta de defesa ou recurso administrativo é de única e exclusiva responsabilidade do interessado ou interessada; o atendimento pessoal ao bancário e bancária será realizado pelo escritório de advocacia proponente na Cidade de Porto Alegre; poderão ser utilizados pela assessoria jurídica todos os meios disponíveis de comunicação com o intuito da prestação do serviço objeto do presente”. Relatou o secretário.
O custeio desta atividade se dará dentro dos moldes do SEGURO JURÍDICO, será de responsabilidade exclusiva do interessado e consistirá em deslocamento (ônibus, táxi, etc.), alimentação, hotel e despesas administrativas (cópias reprográficas, ligações telefônicas). “O interessado terá acesso ao presente serviço no âmbito judicial, mediante o pagamento de honorários advocatícios nos moldes oferecidos pelo SEGURO JURÍDICO, ou seja, de 15% (quinze por cento) sobre o montante objeto do processo judicial, a ser pago em caso de sucesso parcial ou total, ao término da demanda; o equilíbrio financeiro do serviço prestado deverá ser preservado ao longo do tempo de sua existência”, complementou Sivaldo.
“Com as condições deste novo serviço, a assessoria jurídica entende estar agregando elemento importante para os associados através do SEGURO JURÍDICO, evidenciando, desta forma, vontade de participar da construção de uma associação cada vez mais representativa e de um agente que defende coletivamente os direitos dos”, evidenciou Fábio Luiz Barbosa, assessor jurídico do Seguro.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
OVINOCAPRINOCULTURA TERÁ R$ 25 MILHÕES EM RECURSOS NÃO-REEMBOLSÁVEIS
O setor de ovinocaprinocultura será beneficiado com R$ 25 milhões em recursos não-reembolsáveis, além de mais de R$ 100 milhões em financiamento, até 2012. O pacote de medidas faz parte do convênio para a criação do Comitê Estadual para Integração da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura da Bahia - Bioma Caatinga. O programa é uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Cooperação Espanhola, Fundação Banco do Brasil, Sebrae e CUT.
Esse convênio integra o Projeto Nordeste na Bahia, cujo protocolo de intenções foi assinado na manhã desta sexta-feira, 15, no Hotel Pestana, entre representantes de várias entidades. Participaram do evento o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e o governador da Bahia, Jaques Wagner. Eles assinaram o protocolo de intenções para implementar o Projeto que visa aperfeiçoar as parcerias do banco com os estados nordestinos, auxiliando na execução de seus planejamentos plurianuais, além de reforçar a inserção regional do Banco do Brasil e seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento.
O Comitê de Integração pretende estabelecer condições e procedimentos necessários para disseminação e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da ovinocaprinocultur da Bahia, mediante o apoio de atividades produtivas locais. O diretor do Banco do Brasil, Sergio Miranda, destacou a importância do Sebrae como parceiro da iniciativa.
O superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, foi um dos signatários do convênio, que também teve assinaturas do governador Jaques Wagner e do presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, além de representantes de entidades parceiras, como a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), representada pelo seu presidente João Martins, Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), Universidade Federal da Bahia, Conab, EBDA e Senar.
Outro convênio assinado pelo superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, foi o que prevê a implantação de 226 unidades do programa PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, ao custo de R$ 9 mil por unidade, distribuídas nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Canápolis, Carinhanha, Feira da Mata, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe. Atualmente, já estão em desenvolvimento 374 unidades PAIS, em 17 municípios baianos.
O PAIS é uma forma agroecológica de produção familiar, que associa produção de alimentos e criação de animais, contribuindo para garantir a segurança alimentar dos beneficiários e gerar renda com a comercialização do excedente. O programa é destinado aos agricultores de baixa renda, assentados em projetos de reforma agrária, produtores de áreas remanescentes de quilombolas e participantes de programas sociais do Governo Federal.
As informações são do SEBRAE, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Evento para estimular a raça Boer na Região
O Presidente da ABCBoer (Associação Brasileira dos Criadores de
Caprinos da Raça Boer), Marcelo Abdon, nesta semana, visitará Juazeiro
e região e participará de uma reunião com a ACCOSSF.
A visita terá como objetivo iniciar os preparativos para a 12ª
Exposição Nocional da Raça Boer, que neste ano acontecerá em
Juazeiro-BA e promover a raça nessa região.
A ABCBoer e ACCOSSF pretendem transformar o Vale do São Francisco numa
referência nacional na raça Boer.
O Vale, em breve, deve ter o maior rebanho de boer do Brasil.
Quem já conta com um rebanho de 2 milhões de caprinos não será difícil
se transformar no maior criatório de boer.
Como consequência dessa parceria, uma missão de empresários paulistas
chegará em Juazeiro, ainda esta semana, para conhecer o potencial da
caprinocultura local e iniciar os estudos para implantar um grande
projeto para criação de caprinos.
informações: Asscosf
Caprinos da Raça Boer), Marcelo Abdon, nesta semana, visitará Juazeiro
e região e participará de uma reunião com a ACCOSSF.
A visita terá como objetivo iniciar os preparativos para a 12ª
Exposição Nocional da Raça Boer, que neste ano acontecerá em
Juazeiro-BA e promover a raça nessa região.
A ABCBoer e ACCOSSF pretendem transformar o Vale do São Francisco numa
referência nacional na raça Boer.
O Vale, em breve, deve ter o maior rebanho de boer do Brasil.
Quem já conta com um rebanho de 2 milhões de caprinos não será difícil
se transformar no maior criatório de boer.
Como consequência dessa parceria, uma missão de empresários paulistas
chegará em Juazeiro, ainda esta semana, para conhecer o potencial da
caprinocultura local e iniciar os estudos para implantar um grande
projeto para criação de caprinos.
informações: Asscosf
Assinar:
Postagens (Atom)