terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

EBDA promove Inseminação Artificial

Mais de vinte produtores são beneficiados em várias comundades rurais

Cabra sendo inseminada - Foto: Arquivo EBDA
A Inseminação Artificial de caprinos e ovinos, com o objetivo de melhoramento genético, já vem sendo feita em várias partes do mundo, especialmente nos países e regiões desenvolvidos. Nesta técnica, as fêmeas destes animais são preparadas com alimentação adequada e estímulo do cio (para reprodução) por meio químico (hormônios). Todo o processo leva 45 dias até as fêmeas estarem prontas para a inseminação artificial, que é a introdução de sêmen de bodes e carneiros que possuem altíssima qualidade genética para produção de carnes e até leite. O método garante a fecundação pois o sêmen é inoculado, por meio de pipetas, diretamente no pós-cólon do útero. Isso eleva o percentual de fecundação a praticamente 100%, considerando a realização de todo o processo que começa com uma reunião da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A (EBDA) com os agricultores, passando pela escolha técnicadas fêmeas destinadas à reprodução.

Em Curaçá, a EBDA tem feito este trabalho desde o final do ano 2010. Já foram atendidos 21 produtores rurais, totalizando 100 animais inseminados. Segundo a Engenheira Agônoma Teresinha Costa, Chefe de escritório da EBDA em Curaçá, nos próximos meses este trabalho será ampliado para outros produtores no Município. “Já está marcada uma reunião para dia 14 de fevereiro, quando será discutido o assunto”, revela Teresinha.

Este Programa de Melhoramento Genético da EBDA é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, tendo a parceria da Prefeitura Municipal de Curaçá. Maiores informações podem ser conseguidas no Escritório Local da EBDA, na Rua Castro Alves, S/N, Centro de Curaçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.