quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

EBDA realiza melhoramento genético em caprinos e ovinos



reprodutor caprino da raça Boer
A Secretaria da Agricultura (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), intensificou seus trabalhos de fomento, através da melhoria do padrão reprodutivo dos animais nas regiões do semiárido. De início, serão contemplados os municípios de Juazeiro, Jacobina e Jequié.
A inseminação foi a tecnologia escolhida como instrumento de melhoramento genético e consolidação da caprinovicultura no estado, e o projeto conta com a parceria da Embrapa e da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).
  
Na região de Juazeiro, a EBDA começou os trabalhos de inseminação, sendo que, em Jaguarari e Curaçá, a inseminação será realizada em 101 fêmeas de caprinos e ovinos, utilizando as raças Parda-Alpina, Anglonubiana, Kalahari Red, Santa Inês e Dorper. Em Jacobina e Jequié, em fase inicial, a previsão é que as inseminações aconteçam no primeiro trimestre do próximo ano.

reprodutor ovino na raça Dorper
Segundo o diretor de Pecuária da empresa, Elionaldo de Faro Teles, para se alcançar os objetivos desse segmento é necessário capacitação e profissionalização dos técnicos e produtores rurais, através de cursos e outros métodos participativos, direcionados à melhoria genética do rebanho. “Os trabalhos com melhoramento genético, voltados para a caprinovinocultura, no Estado, têm como base a utilização de raças puras de origem, a exemplo da Dorper, Mambrina, Morada- Nova Vermelha, Rabo- Largo, Parda -Alpina, Anglonubiana, Santa Inês e Kalahari Red”, esclareceu o diretor.

Mais informações no endereço:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.