terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vacinação contra aftosa será iniciada

Carta de Antonio Lemos Maia Neto em 16/10/11:


Prezados amigos,

Faltam 15 dias para o início da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa na Bahia (1o a 30/11/2011). É de extrema importância que, desde já, todos estejam engajados nessa luta. Seja vacinando seus animais, seja divulgando e orientando o criador a vaciná-los.

A Febre Aftosa continua presente na América do Sul. No ano de 2010 a Venezuela, o Equador e a Colômbia foram vitimados por uma série de focos da doença. Desta vez, é o Paraguai quem desperta o sinal de alerta no Continente. Isso significa que não podemos baixar a guarda na defesa da soberania da agropecuária brasileira. Nesse sentido, a elevada cobertura vacinal representa importante estratégia para a segurança sanitária de nossos rebanhos, e toda a sociedade precisa estar comprometida com esse objetivo. Na primeira etapa do ano (maio), alcançamos 98,01% de vacinação do rebanho baiano.


Por conhecer a seriedade e a responsabilidade inerente às atividades desenvolvidas por Vossa Instituição, venho lhes pedir, mais uma vez, o inestimável apoio na divulgação e sensibilização dos produtores de bovinos e bubalinos, agricultores familiares, trabalhadores rurais e profissionais ligados à produção agropecuária em vossa área de atuação, para que todos cheguem ao final do mês de novembro com a vacinação efetivada e declarada nas Unidades da ADAB.

 Alteração na faixa etária dos animais a serem vacinados

É importante frisar que nesta campanha de Novembro, apenas os animais de 0 a 24 meses deverão ser vacinados. Essa é uma estratégia já prevista na legislação sanitária vigente, e aprovada pelo Ministério da Agricultura para ser adotada na Bahia a partir deste ano.

Estudos do Centro Panamericano de Febre Aftosa comprovam que os bovídeos com idade acima de 24 meses possuem uma resposta imunológica satisfatória a uma única dose de vacina ao ano. Enquanto para os animais abaixo desta faixa etária as duas doses anuais ainda são necessárias para sua proteção. Esse e outros fatores fundamentaram a alteração da estratégia de vacinação no Estado da Bahia.

A exceção é para os oito municípios que compõem a Zona de Proteção (Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Pilão Arcado, Mansidão Buritirama, Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto), que por fazerem divisa com Estados classificados como Médio Risco para Febre Aftosa, continuam vacinando todas as faixas etárias do rebanho bovídeo (de mamando a caducando).

Maiores detalhes podem ser acessados na Portaria e Nota Técnica anexadas. Contamos com vocês. Aproveitamos o ensejo para renovarmos votos de apreço e distinta consideração.

Antonio Lemos Maia Neto, Responsável Técnico – Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa na Bahia, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB: (71) 3116-8467 / lemos.maia@adab.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.